Rótulo para alimentos – como valorizar seu produto

rótulo-para-alimentosSe você trabalha com a produção de alimentos artesanais e quer valorizar seu produto, este texto é para você. A correria do dia a dia cada vez maior e a falta de tempo para uma alimentação adequada foram fatores que trouxeram novas possibilidades para a indústria alimentícia, com a produção de alimentos congelados, conservas, entre outros. A crescente preocupação com a alimentação, que inclui o consumo consciente, multiplicou o mercado para os pequenos produtores, que desta forma tem a possibilidade de inserir no mercado produtos de qualidade, produzidos de maneira sustentável e artesanal. Para que você possa se destacar da concorrência, é fundamental que invista em um rótulo para alimentos de qualidade, além de uma embalagem adequada que possa acondicionar, proteger e transmitir ao seu cliente toda a qualidade do seu produto.

Um pouco sobre legislação

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define o que é o rótulo:

“É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.”

No site da Anvisa são disponibilizadas algumas cartilhas, e recomendamos que você faça estas leituras, para que possa comercializar seus produtos com tranquilidade e dentro do que manda a Lei. Existem algumas portarias específicas sobre as informações obrigatórias nos rótulos para alimentos, mas de forma resumida, segue abaixo o que não pode faltar:

rótulo-para-alimentos

Se o seu produto é voltado ao crescente mercado de pessoas alérgicas, além das informações básicas, você não pode deixar de inserir na embalagem as informações sobre o uso de elementos alérgenos na composição do alimento. E lógico, você já deve saber sobre a contaminação cruzada, mas é sempre válido lembrar sobre este assunto. Mesmo que você não utilize os alérgenos, caso haja o risco do alimento que você produz ter sido exposto a algum tipo de contaminação cruzada, é imprescindível informar de forma clara e legível no rótulo do produto. As pessoas possuem os mais diversos graus de intolerância a determinados elementos, e a contaminação cruzada pode significar um sério risco de saúde para os mais sensíveis.

Seguem alguns links para que você possa conferir todas as informações importantes que devem constar no rótulo para alimentos:

Anvisa

http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/publicacoes 

Embrapa:

https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1028188/manual-de-rotulagem-de-alimentos

 

Identidade Visual e Design para rótulos de alimentos

A embalagem tem o poder de valorizar o produto ou levá-lo ao fracasso, e apenas isso é o principal motivo para que você dê total atenção a este item. A embalagem será composta do material que vai acondicionar seu produto e também da comunicação visual que deve conter as informações sobre ele. Recomendo que você contrate um profissional da área de comunicação que possa desenvolver seu logotipo e sua comunicação visual. Um rótulo para alimentos eficiente vai traduzir em imagem o conceito do seu produto, valorizando-o e fazendo com que seu cliente se sinta seguro em consumir o que está dentro da embalagem. Ele vai perceber que você teve o cuidado em desenvolver algo que valorize o conteúdo, e isso já é um ponto positivo na aceitação do seu produto.

E aqui, uma observação importante: não adianta só levar em conta a beleza. As informações precisam ser claras, objetivas. O layout deve ser pensado de forma que o consumidor tenha acesso às informações de maneira satisfatória, com uma tipologia adequada. E além de tudo, a maneira como as informações estarão dispostas podem trazer ao consumidor uma ideia sobre seu produto: informações desorganizadas fatalmente remeterão à ideia de que quem produziu o alimento também é desorganizado.

Pense nas cores, na disposição dos elementos, no tamanho das fontes usadas. Quanto mais clean, melhor. Um layout poluído fica pesado, e não é uma boa opção se você quer ter sucesso nas suas vendas.

Material

É importante pensar na conservação do seu produto, levando em consideração seu transporte e armazenamento, para que não chegue à mão do seu consumidor com uma aparência ruim. Estas características são muito importantes para que você possa definir as melhores opções de embalagens. Por exemplo: produtos congelados necessariamente devem estar embalados em plástico, além de serem identificados por rótulos adesivos em material que seja à prova de umidade.

Hoje estão disponíveis no mercado várias soluções para rotulagem, mas a maioria dos pequenos produtores esbarram na questão da dificuldade para imprimir em pequenas quantidades. A solução nestes casos é buscar gráficas que trabalhem com impressão de rótulos em vinil adesivo, que é um material que permite imprimir com excelente qualidade, em pequenas quantidades e com valores acessíveis. Como responsável pela gráfica Atualprint, vejo a dificuldade dos clientes em conseguir pequenas tiragens de rótulos com qualidade profissional, e posso afirmar que é totalmente possível você fazer seu rótulo sem gastar uma fortuna com isso.  

Dependendo do seu produto, você pode imprimir rótulos que já trazem todas as informações, mas se você precisa de rótulos mais simples e tem uma variedade grande de sabores, como por exemplo os bolos no pote, o ideal é que a embalagem tenha um espaço para que você possa escrever à mão, evitando que você tenha que imprimir uma quantidade pequena de rótulos diferentes, e consequentemente você poderá programar melhor sua compra de rótulos trazendo mais economia ao seu bolso. Veja abaixo alguns modelos de rótulos para bolos de pote. Estes são alguns dos layouts que estão disponíveis em nossa Loja Virtual, para serem personalizados com os dados do cliente, e facilitam bastante para quem precisa de rótulos simples para os produtos e ainda não tem a arte. Clique na imagem para ser redirecionado ao produto:

rótulo-para-alimentos     rótulo-para-alimentos     rótulo-para-alimentos  

Uma última dica: valorize seu produto artesanal com elementos rústicos na embalagem. Um papel rústico, uma tag, um adesivo com recorte diferenciado podem dar um toque especial no seu produto. Não se esqueça de levar em conta os custos de embalagem na composição do preço do seu produto. A embalagem é parte importante e deve ser considerada nesta conta para que você possa ter um controle maior sobre seu lucro.

E atenção: Pense grande. Se você está apenas começando e ainda faz a sua produção na cozinha da sua casa, não importa. Um bom produto é um bom produto, e você verá suas vendas aumentar aos poucos. Mas um bom produto bem embalado e com um rótulo para alimentos que ajude a valorizar o conteúdo tem um valor agregado muito maior, e é aqui que você pode descobrir a chave para cobrar o valor adequado e que permita que sua produção cresça cada vez mais. Portanto, por “menor” que você seja no ramo, um bom produto aliado a uma boa embalagem será a chave para o seu sucesso. Acredite!

Guia para Impressão de Rótulos e Adesivos – Alimentos Artesanais

Espero que você tenha gostado deste artigo, e para complementá-lo, criamos um Guia sobre a Impressão de Rótulos com informações um pouco mais técnicas. É um material que foi elaborado para auxiliar nossos clientes com diversas questões importantes sobre a criação de rótulos para que você possa imprimir com segurança em qualquer gráfica e obtenha os melhores resultados. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando no link abaixo:

rótulo-para-alimentos

Se precisar de uma ajuda, pode contar com a nossa assessoria para a criação e a impressão dos seus rótulos. Somos especializados na produção de rótulos em vinil voltados para o mercado do pequeno empreendedor, atendendo clientes de todo o Brasil via Correios.

Conheça nossa Loja Virtual www.adesivoserotulos.com.br e faça sua compra de rótulos para alimentos sem sair de casa. Clique para conhecer:

loja virtual adesivos e rotulos

 

PARTICIPE DA NOSSA PESQUISA:

Estamos fazendo um levantamento mais aprofundado do mercado de produtos e alimentos artesanais, e oferecemos um cupom com 10% de desconto para a compra de rótulos em nossa Loja Virtual. O cupom não expira, portanto, mesmo que você não precise imprimir rótulos agora, pode responder nossa pesquisa e guardar seu cupom para quando tiver necessidade. Participe!

 

E para um contato, basta clicar no link abaixo para abrir uma conversa no whatsapp:

 chamar no whatsapp

Você pode também nos enviar um email para comercial@atualprint.com.br. Para facilitar, basta clicar neste link:

 enviar email     

 

Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e prestar uma assessoria completa no que você precisar!